Idosos de Estrela-RS festejam fim de ano com integração de 23 grupos no Cristo Rei


Idosos de Estrela festejam fim de ano com integração de 23 grupos no Cristo Rei

Quarta-feira para conversar com amigos e fazer as recomendações médicas: se mexer e sorrir muito. Os idosos do Grupo de Apoio e Convivência ao Idoso Estrelense (Gracie) vivenciaram momento importante de integração no Centro Comunitário Cristo Rei.

Glaci Stacke estava com sua roupa de festa, colar e brincos adornando a face. Ela foi estilosa para o evento de fim de ano do Grupo de Apoio de Convivência ao Idoso Estrelense (Gracie), realizado nesta quarta-feira (10) no Centro Comunitário Cristo Rei. Entusiasmada, conta: “Aqui a gente se encontra, dança e faz festa.” Glaci participa do coral do Gracie há alguns anos e não perdeu a oportunidade de se apresentar em cima do palco. O lema deles é conhecido, mas faz efeito: “quem canta seus males espanta.” O negócio é converter com a garganta o espírito jovem da maturidade.

A festa de confraternização do Gracie no Cristo Rei começou às 9h e só foi parar no fim de tarde. De ônibus, carro ou taxi, pela manhã chegavam idosos entusiasmados para participar dos festejos que reuniu 23 grupos de idosos no salão. “A festa marca o encerramento dos grupos para 2014. Ao entrarem no salão, cada um recebeu uma lembrança. É uma forma de celebrarmos com eles o fim de ano”, enfatiza o coordenador do Gracie João Pedro Stacke. Com a ajuda dos professores João Batista Martins, de educação física e Reinaldo Kerper, de música, os vovôs tomaram conta do lugar e esperavam as atrações. O Coral do Gracie foi o primeiro a apresentar uma música natalina em cima do palco. A presença do Papai Noel ajudou a alegrá-los. O almoço gratuito foi um detalhe que ajudou muito avôs festeiros a desfrutaram da integração.

Marlene Werle chegou à festa acompanhada da turma de Santa Rita. Animados, logo se abancou em um local estratégico para assistir as atrações. Aposentada há um ano, ela diz que a ginástica que faz no grupo é muito importante para mantê-la com energia. Todos de sua turma concordaram e ergueram o copo em sinal de anuência.

Idosos fazem história

O prefeito Rafael Mallmann fez questão de cumprimentar a todos para depois agradecer em seu discurso. “Para mim e para o vice-prefeito Valmor Griebeler é um orgulho enorme confraternizar com vocês. Queremos parabenizar a equipe do Gracie. Percebendo que aqui todos estão felizes é porque foi realizado um bom trabalho.”

O secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves, enfatiza que os idosos do Gracie representam uma população que fez muito por Estrela. “São pessoas da terceira idade que ajudaram Estrela a crescer no passado. O grupo de convivência os resgata de dentro de suas casas, hoje eles vão para os encontros nos bairros. É gratificante vê-los felizes.”

Arrasta-pé

Depois do almoço, os vovôs divertiram-se com o show especial do grupo Os Colonos, de Santa Cruz do Sul. Eles fizeram brincadeiras no salão e arrancaram aplausos. Teve também apresentação com o patinador Sergio Horn, que desta vez deixou os patins de lado e mostrou habilidades com a bicicleta. O objetivo foi chamar atenção que aos 75 anos, é possível manter vitalidade com a ajuda de exercício físico. À tarde, o destaque foi para o arrasta-pé que fez a terceira idade remexer pelo salão. Em idade madura, mostraram estarem dispostos a bailarem pela vida.

O que é o Gracie

O Gracie é um grupo de convivência para idosos em Estrela. É uma extensão dentro da assistência social para fortalecer vínculos e inserir as pessoas da terceira idade na sociedade, levantando autoestima por meio de cantos, ginástica e integração. Em Estrela, há cerca de 600 integrantes ativos. O Gracie atende em 23 localidades diferentes. Em cada tarde, há um grupo animado, rezando e interagindo em algum lugar do município.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: