Diversão e brincadeiras marcam dia de integração de alunos da Smel - Estrela-RS


Diversão e brincadeiras marcam dia de integração de alunos da Smel

O Sesi foi palco da festa de encerramento dos projetos da Secretaria de Esportes e Lazer nesta quinta-feira. Do touro mecânico aos jogos de mesa, a diversidade de brinquedos garantiu a diversão para os alunos

O touro mecânico atraiu os mais corajosos que conseguiram ficar poucos segundos em cima da engenhoca brava, já nos brinquedos infláveis havia fila: crianças queriam testar todos eles, afinal, a quinta-feira foi de integração e diversão para os alunos que freqüentam os projetos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela. O evento de confraternização entre alunos, professores e monitores foi realizado no Sesi e durou o dia inteiro. No grande ginásio, o chuvisco não incomodou a diversão interna. “Hoje é um dia de festa e integração. Trouxemos os alunos e professores de escola para esta atividade de encerramento, afinal, ano que vem tem mais”, informa a coordenadora de núcleo Aline Zanon.

Os alunos receberam lanches e depois de saciados, voltaram às brincadeiras. A cama elástica estava concorrida, assim como os jogos de mesa. Gian e Rique estavam entusiasmados em cima de um dos brinquedos infláveis. “A gente se diverte”, disse Gian. A diferença de cultura foi percebida por Amado Caceres, um argentino de 13 anos que mudou de seu país ano passado e agora freqüenta o Projeto Navegar e o Bicicross, duas atividades que tem muita adesão de alunos. Hoje ele mora em Arroio do Ouro. “Eu gosto das atividades, de me mexer, fazer amizades. Na Argentina eu não tinha isso.”

Projetos envolvem 2,5 mil pessoas

Estrela tem 17 projetos sociais que envolvem 2,5 mil pessoas. Do voleibol ao xadrez, do bicicross para a garotada à ginásticas para a idade madura, os projetos esportivos sociais são oferecidos a população de 7 a 90 anos de maneira gratuita como forma de zelar pelo corpo e mente. Os projetos utilizam a infra-estrututura dos prédios e quadras da Prefeitura de Estrela. Com as atividades, as crianças das escolinhas da Smel aprendem a importância de se relacionar. Já adultos e idosos tem como primazia atividade para vida saudável.

Dentro dos projetos existe o Programa Segundo Tempo. Este ano pesquisadores da Unicamp vieram a Estrela para investigar o impacto do projeto social esportivo. O programa de Estrela é mais duradouro do Brasil e compromete 200 crianças e adolescentes.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: