Askat comemora 21 anos com dia dedicado ao karate


Askat comemora 21 anos com dia dedicado ao karate

Curso de técnicas de luta, entrega de certificados para alunos do projeto da Smel e um torneio de karate marcaram o final de semana e as últimas atividades de 2014 para a Associação de Karate Alto Taquari - Askat

O ginásio do Colégio Santo Antônio, no Centro de Estrela, recebeu o revestimento de tatames para abrigar curso, entrega de diplomas e torneio de lutas da Associação de Karate Alto Taquari (Askat), durante o sábado, para comemorar a passagem de seus 21 anos.

Pela parte da manhã, o renomado sensei Eduardo De Mattei, atual presidente da Federação Sul-riograndense de Karate Interestilos (FSKI), ministrou um curso com técnicas avançadas de lutas para os atletas faixas-preta, visando o aperfeiçoamento dos graduados nos combates e competições oficiais. Ainda pela manhã, com a presença do Campeão Mundial de Karate, Cristiano Vanni, alunos do Projeto de Artes Marciais da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela receberam seu diploma de participação das atividades nas escolas durante o ano. Para o coordenador regional da Askat e também vice-prefeito do município, Valmor Griebeler, o projeto é uma forma de levar a arte milenar para as escolas, atingindo crianças de diversas faixas etárias. “O karate, acima de uma luta, é uma arte de disciplina, respeito e domínio do corpo e da mente. É uma ferramenta importante para o desenvolvimento destas crianças”, salienta.

Já a parte da tarde foi dedicada às competições. Além dos lutadores exibindo sua técnica na modalidade kata (luta imaginária) e no kumite (luta entre dois atletas), a atração ficou para a estreia de um protótipo de potenciômetro, ou seja, uma máquina que mede a potencia dos golpes. Criadas pelo engenheiro Kadan Griebeler e pelo estudante de engenharia João Britto Filho, o aparelho foi testado por diversos caratecas e pelo público presente. “O equipamento tem potencial para ser usado em diversas competições da FSKI”, afirma De Mattei. Ao final, os competidores foram premiados.

Classificação final

Kata
Até 17 anos: 1º - Kauan; 2º Cristofer; 3º Rodrigo Rodrigues
18 a 35 anos: 1º Jeferson; 2º Djoni; 3º Anderson
Acima de 36 anos: 1º Rodrigo Cesar; 2º Mauro Rocha; 3º José Rodrigues

Kumite
15 a 17 anos: 1º Rodrigo Rodrigues; 2º Cristofer
18 a 35 anos até a faixa verde: 1º João Rodrigues; 2º Wanios; 3º Luizy
18 a 35 anos até a faixa roxa: 1º Emerson; 2º Marcelo; 3º Djoni
Acima de 36 anos: 1º Michel Yepes; 2º Mauro Rocha; 3º Marcelo Godoy

Nenhum comentário: