Estrela-RS laureada no Prêmio Gestor Público 2014


Estrela laureada no Prêmio Gestor Público 2014

Mais de 150 projetos de municípios do Estado disputaram um dos mais importantes prêmios de gestão do RS. Na noite de terça-feira (11), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, 40 deles foram laureadas. O Prêmio Gestor Público, em sua 13ª edição, evidenciou o trabalho de prefeitos, secretários e equipes técnicas em busca de soluções para os problemas cotidianos de suas comunidades.

Neste ano, a ênfase foi a mobilidade urbana e rural o grande vencedor foi a prefeitura de Teutônia, no Vale do Taquari, com o projeto de interligação dos bairros e atividades de educação no trânsito. Estrela, Lajeado e Arroio do Meio também estiveram entre os vencedores e receberam o Certificado de Reconhecimento Público pelos projetos apresentados.

O projeto certificado foi apresentado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel): “Esporte e Lazer – Transformação e Formação: Consolidando uma Política Pública”. Os 17 projetos sociais da Smel, que mobilizam a população e quatro principais eventos esportivos foram inscritos. “Detalhamos como nossos projetos e eventos contribuem para a vida das pessoas, frisamos a oportunidade que crianças, adultos e a terceira idade possui ao participar deles”, explica a coordenadora dos projetos, Patrícia Wagner. Com atividades esportivas executadas na parte central da cidade, bairros e zona urbana e transporte gratuito para a população poder se locomover até elas, a Smel possibilita a democratização de acesso ao esporte. Os projetos sociais mobilizam pelo menos 1,9 mil pessoas, de crianças de 7 anos até a terceira idade. “Para nós é um orgulho ser reconhecido em todo o Estado”, frisa o secretário Júlio Saldanha. O prefeito Rafael Mallmann enfatiza que o esforço da Smel é resultado de um governo empenhado em uma política pública de inclusão e que realça a seriedade da Smel com a prática esportiva. “A conquista evidencia nosso compromisso com a comunidade.”

Em homenagem aos 12 anos do Prêmio Gestor Público, o Sindifisco-RS e a Afisvec lançaram, na abertura da cerimônia de premiação, o livro "Boas Ideias Mudando Vidas”. A publicação apresenta 12 projetos vencedores do Prêmio Gestor Público, desde 2002, que continuam sendo executados atualmente e apresentaram evolução. O livro contém 228 páginas com histórias, relatos, fotografias e resultados alcançados por essas iniciativas municipais. Entre as histórias contadas, o projeto Cidade Digital, do município de Estrela. “Boas políticas públicas são aquelas que apresentam resultado e, por isso, devem ter continuidade”, ressalta o prefeito Rafael Mallmann.

O Prêmio Gestor Público é promovido, desde 2002, pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), entidades representativas dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS. O objetivo é conhecer, avaliar e premiar os melhores projetos das administrações públicas municipais do RS que se inscrevem para participar do certame.

Matéria e fotos: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: