Estrela-RS começa a debater readequação do Plano Municipal de Educação


Estrela começa a debater readequação do Plano Municipal de Educação

O município planeja o destino da educação para os próximos dez anos: um desafio e tanto para cumprir 20 metas que estão sendo instituídas e que devem ser sancionadas até junho de 2015

Nesta terça-feira (28), a Comissão Organizadora Geral (COG) do Plano Municipal de Educação reuniu, na Faculdade La Salle, um grande número de pessoas para dar início a readequação e atualização do Plano Municipal de Educação. A Comissão organizou a formação de nove grupos de trabalho (GTs) que serão responsáveis por traçar estratégias para atingir 20 metas educacionais até 2024 definidas no Plano Nacional de Educação. “Todos os que compõem os grupos devem se sentir honrados, pois estão participando de um momento histórico, ao colaborar com o planejamento da educação de Estrela para o próximo decênio (2014 a 2024)”, disse Mallmann.

O Plano Municipal de Educação de Estrela terá de ser adaptado às metas e estratégias do atual PNE, instituído em julho deste ano. O documento municipal está sendo construído com a participação de todos os atores do cenário educacional de Estrela, isto é, conta com a participação de alunos, professores, gestores, pais e funcionários das redes municipal, estadual e privada, além de contar com a participação efetiva do Poder Legislativo, Promotoria de Estrela, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Apae, Escola de Educação Infantil Colmeia e Faculdade La Salle.

Os nove grupos responsáveis terão uma série de encontros para reestruturar o Plano Municipal de Educação, que foi criado em 2008. Até maio de 2015, eles se encontrarão para criar suas propostas estratégicas para atingir as metas instituídas pelo plano nacional. O plano deve ser sancionado pelo prefeito em junho de 2015. Até lá, os grupos devem levantar dados para elaborar o diagnóstico do município e analisá-lo e apresentar as metas de Estrela e as estratégias para atingi-las, tendo como prazo final o ano de 2024.

O secretário Mallmann destaca que algumas metas estipuladas para 2014 já são atingidas pelo município como o atendimento de 50% das crianças de 0 a 3 anos em tempo integral. Cabe ao município estratégias para eliminar a lista de espera e atender a toda a demanda. “Além disso, teremos grandes desafios, como o de equiparar o salário dos profissionais de educação a outros cargos do mesmo nível de ensino. Entre abril e maio de 2015, todas as propostas estarão a disposição da população. “Todos poderão propor estratégias e colaborar com a construção do Plano Municipal de Educação, além de terem oportunidade de participar do plenário, quando todas as metas serão debatidas e passarão pelo processo de aprovação da sociedade estrelense.”

Metas

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Sirlei Maria Diedrich cita algumas metas importantes que deverão vigorar no próximo decênio, para aperfeiçoar a qualidade da educação no município. Um dos objetivos, já alcançados por Estrela, é ter 50% de crianças de 0 a 3 anos matriculadas na educação infantil até 2024. “A meta já foi alcançada, temos que trabalhar agora para que consigamos atender integralmente essas crianças e diminuir a nossa lista de espera”.

- Uma das metas é fazer com que 95% dos alunos terminem o Ensino Fundamental na idade certa até 2024, ou seja, atuar para não haver distorção de idade.

- Refletir sobre uma nova maneira de dar aula e repensar a estrutura na educação com a escola, a família e os professores.

- Financiamento da educação: é preciso mais verba para que as escolas possam funcionar melhor.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: