Prefeitura de Estrela e Câmara de Vereadores aderem ao Pacto pela Vida


Prefeitura de Estrela e Câmara de Vereadores aderem ao Pacto pela Vida

Servidoras poderão fazer exame de mamografia e pré-câncer de colo de útero durante horário de trabalho sem registrar a falta

O Governo de Estrela e a Câmara de Vereadores assinaram nesta terça-feira (28), o termo de compromisso em adesão ao projeto “Pacto pela Vida”. Com isso, comprometem-se em estimular e favorecer a marcação de mamografias e exames pré-câncer às funcionárias. O breve cerimonial feito na Prefeitura é mais uma ação das inúmeras que o município vem fazendo para marcar o Outubro Rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. 

Com 72% de mulheres no quadro de colaboradores, a prefeitura permitirá que a ala feminina faça os exames durante o horário de trabalho sem que sofra qualquer tipo de desconto sobre a remuneração. Da mesma forma, ocorrerá com 70% dos funcionários da casa legislativa, que também são mulheres. “A Administração mostra com esse ato a valorização que tem por seus colaboradores, justamente hoje (ontem), no Dia do Servidor Público”, disse o prefeito Rafael Mallmann.

O exame de mamografia tem como referência a cidade de Taquari para o Sistema Único de Saúde. O exame de pré-câncer é realizado nos postos de saúde. Segundo o secretário de Saúde, Elmar Schneider, empresas que compreendem a necessidade da mulher poder sair em horário de expediente para fazer a prevenção, colocam as pessoas em primeiro lugar. “Acima de tudo é um pacto de amor e de amizade que se tem de ter entre os servidores”.

A primeira empresa a assinar o pacto foi a La Salle na semana passada, depois a Transportadora Trânsito. Na semana que vem está previsto a adesão de mais empresas como o Moreli Materiais de Construção, Tangará Foods, Estrela Palace Hotel e Fundação Vovolândia.

Objetivo

O Pacto pela Vida tem a finalidade de aumentar o número de exames de mamografia e de pré-câncer do colo de útero em mulheres estrelenses. O pacto tem como objetivo garantir às funcionárias das empresas que premiam por produtividade, o abono do dia de trabalho pelo deslocamento à Taquari, cidade referência de Estrela para mamografias pelo Sistema Único de Saúde. Os empresários que assinarem o pacto se comprometem a incentivar o exame e a não registrar a falta no trabalho. A prevenção pode significar produtividade no futuro, se a doença for detectada com antecedência. O Pacto pela Vida é uma iniciativa do Governo de Estrela e da Liga Feminina de Combate ao Câncer. “Os casos de câncer de colo de útero são cem por cento curáveis se detectados a tempo e as mulheres ainda morrem por ele. É muito importante iniciativas como essa para motivar a prevenção”, diz a presidente da Liga, Anelise Hausmann.

Nenhum comentário: