Outubro Rosa em Estrela-RS - Carine Schwingel na Rádio Studio FM

Carine Swingel, Aline Pfeil e Sueli Bee

Carine Swingel, Airton Engster dos Santos e Sueli Bee
Outubro Rosa

Programação quer conscientizar sociedade da importância da prevenção

O Brasil registra, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INC), cerca de 57,1 mil novos casos de câncer ao ano, boa parte deles em mulheres. Desde 1990 o mês de outubro é dedicado a conscientização delas em relação ao câncer de mama. O Outubro Rosa, como é intitulado, estimula a realização de exames de mamografia. Em Estrela, uma programação especial quer fazer com que não só elas, mas empresários e comunidade utilizem o exame como principal ferramenta de prevenção.

Promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer e Governo de Estrela, através do Gabinete da Primeira-Dama e das secretarias de Saúde e Cultura, o Outubro Rosa será marcado por duas atividades e um grande projeto. A primeira delas ocorrerá no dia 11 de outubro, a partir das 8h30min, no Calçadão. No local, um memorial lembrará a data e serão oferecidos serviços de saúde. Membros da Liga levarão informações. Já no dia 17, uma noite uma noite cultural ocorrerá no pátio do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann. Um ato marcará a data. “Convidaremos 20 mulheres da sociedade estrelense para, em forma de apoio a causa, pendurarem seus sutiãs na árvore presente no Centro Cultural”, revela a primeira-dama Carine Schwingel.

Conforme Carine, os dois atos preparam o caminho para um grande projeto chamado Pacto Pela Vida, no qual empresários da cidade serão conclamados a assinarem um acordo no qual comprometem-se em estimular e favorecer a marcação de mamografias de suas colaboradoras. “A mamografia é realizada em Taquari e como há este deslocamento, a funcionária acaba perdendo um dia de trabalho. Motivo pelo qual não utilizamos totalmente nossa cota municipal de exames”, explica o secretário de Saúde, Elmar Schneider.

A ideia é que durante o mês de outubro seja realizado um levantamento de empresas interessadas e que no dia 30 seja assinado o Pacto. Os empresários terão até o mês de fevereiro para apresentar números demonstrando a efetividade da proposta. “Quem aderir e comprovar que as colaboradoras fizeram o exame, no mês de março, no Dia da Mulher, será contemplado com o certificado Amigo da Vida”, explica a primeira-dama.

Durante o mês a cidade estará caracterizada pelo espírito da campanha. A Avenida Rio Branco e o Calçadão do município receberão bandeirolas cor-de-rosa. Empresas, entidades, órgãos públicos e comunidade em geral são convidados a usar algum laço da cor para demonstrar seu apoio.

Secultur abre mês com memorial dedicado ao Outubro Rosa

A Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur) marcou a quarta-feira, primeiro dia do mês, com o Memorial Outubro Rosa. Intitulado “Cuide agora, Cuide Sempre”, os dois displays que ficarão em exposição durante todo o mês na Secultur contém informações sobre o câncer de mama, relato sobre a importância e a origem do Movimento Outubro Rosa e pretende ser uma forma de ampliar a conscientização das mulheres para se prevenirem contra o câncer de mama. “Uma em cada oito mulheres tem diagnosticada a doença. É um número alto”, lembra a historiadora Letícia Oliveira, que foi quem fez pesquisa para o memorial.

Especialistas alertam: o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e por isso o movimento estimula a participação da população e a cautela feminina. “O câncer de mama é uma questão delicada. É normal acreditar que a doença sempre ocorre com o outro, por isso é importante a prevenção”, acentua Letícia.

O movimento Outubro Rosa é internacional e todo ano, atinge milhões de pessoas. É natural que com uma campanha intensa arregimente pessoas e torne as mulheres mais zelosas de sua própria saúde. A calçadista Noeli da Cruz (56), garante: “Eu me cuido, faço o exame de toque.”

Matéria: Assessoria de Comunicação
Foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: