Estrela-RS - Crianças do Projeto Navegar limpam margens do Rio Taquari


Crianças do Projeto Navegar limpam margens do Rio Taquari

Nos braços pequenos, muita força e habilidade para remar com os caiaques e procurar sujeira nas margens do Rio Taquari. Trinta alunos do Projeto Navegar de Estrela são exemplo de consciência ambiental: se empenharam nesta terça-feira (7) a tornar as águas do Rio Taquari mais limpas. Supervisionados por instrutores do projeto e pela coordenadora da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Regiane Mallmann, crianças de 9 a 12 anos colocaram coletes salva vidas, luvas e realizaram a limpeza nas margens. A ação - iniciada no Parque da Lagoa até a margem do Arroio Estrela - faz parte da Semana da Água que tem diversas atividades.
“Eles tiveram hoje um olhar diferente para a paisagem, porque além de visualizarem a beleza cênica da natureza, verificaram o que puderam contribuir com o rio, ou seja, retirar resíduos para deixá-lo mais limpo”, lembra Regiane. Os alunos retiraram oito sacos de lixo, dentre os quais latinhas, garrafas pet e sacolas plásticas.

Consciência ecológica

Com apenas 11 anos, a estudante Dieulie Fonseca mostra que está preocupada com os recursos naturais. Ela participa do Projeto Navegar e destaca: “é importante fazer a limpeza do rio.”
A ação visa a sensibilização e conscientização para a conservação do Parque Municipal da Lagoa que é um local de preservação ambiental e dos recursos hídricos do município. “O mais importante, além de retirar o lixo, é que as crianças se tornarão adultos conscientes”, acentua Regiane. O professor do projeto Navegar, Zeca Padilha, expõe: “É uma ação que fazemos a cada três meses, uma atividade educadora e fundamental para o rio”.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: