Prefeitura de Estrela - Exposição relembra façanhas e curiosidades dos Farrapos


Exposição relembra façanhas e curiosidades dos Farrapos

Exposição Farrapos que está na Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur) enaltece a história dos heróis farroupilhas, guerra que eclodiu há 179 anos

A Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur) promove até 30 de setembro a exposição Farrapos, nossos heróis, nossos símbolos e nossas façanhas. Feita pela pesquisadora Letícia Oliveira de Oliveira, a mostra traz detalhes da Revolução Farroupilha e exibe os símbolos oficiais como a bandeira, o brasão e o hino. Detalhe para a curiosidade sobre o hino: foram feitas quatro versões até que se chegasse àquele que conhecemos hoje.

“A primeira versão foi feita quando foi apreendido o segundo batalhão do exército imperial”, explica Letícia. Muita gente também não sabe que depois que foi aprovada a República Rio-Grandense, os farrapos utilizavam a moeda do Império, a cortavam ao meio e colocavam outro valor nela. Foi a moeda gaúcha da época.

Em exposição, as armas que foram usadas durante a revolução: boleadeiras, lanças, canhões pistolas e espadas. “As boleadeiras eram utilizadas pelos índios nas planícies para aprisionar bois e derrubar os cavalos dos inimigos.”

As batalhas de Porongos, Seival, do Fanfa e o Tratado de Ponche Verde também estão registrados, com imagens, na mostra da Secultur. Letícia conta que uma delas destacou-se: a travessia de Garibaldi fez da Lagoa dos Patos até a foz do Rio Tramandaí. Ele saiu do Litoral Sul até o Litoral Norte, um trajeto puxado por carroças de boi. Façanha farroupilha contada até hoje nos livros de história.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: