Getúlio Vargas morre em 24 de agosto de 1954









Brasil: 60 anos sem Getúlio Vargas 1954-2014

Getúlio Dorneles Vargas nasceu em São Borja, no dia 19 de abril de 1883. Desde cedo teve notória atuação política no estado, estudando o Positivismo e a obra de Júlio de Castilhos.

Foi eleito deputado estadual aos 26 anos, reelegendo-se em três vezes. Em 1923, foi eleito deputado federal, tendo destacada atuação na Revolução Federalista do mesmo ano, como uma doas artífices da pacificação entre Chimangos e Maragatos. Em 1926, é nomeado Ministro da Fazenda pelo presidente Washington Luis, mas ocupa o cargo por menos de um ano para ser candidato e se eleger governador do Rio Grande do Sul, onde já mostrou sua incrível capacidade de aglutinação política, unindo rivais de sangue, Chimangos e Maragatos, formando a Frente única Gaúcha (FUG).

Em 1930, é derrotado por Júlio Prestes em eleições presidenciais marcadas pela fraude e pelo voto a cabresto. As condições sociais no início dos anos trinta o fazem comandante de um grande movimento de renovação política no país que reunia descontentes gaúchos, de Minas Gerais, do Nordeste, dissidentes paulistas e lideranças tenentistas. Essa “Aliança Liberal” acaba depondo Washington Luis e colocando Getúlio Vargas na presidência do Brasil. Começa a “Era Vargas”, um período de quinze anos que transformaria radicalmente o Brasil.

Vargas governou o País durante um período de grandes crises e dificuldades no mundo. A bolsa de Nova Iorque quebrara em 1929, derrubando a economia mundial. Franco começa a Guerra Civil Espanhola em 1936. Três anos depois a Alemanha invade a Polônia dando início à 2a Guerra Mundial. E durante todos esses anos Getúlio seguiu no comando do Brasil.

Na era Vargas, os brasileiros e as brasileiras conheceram o voto secreto e a justiça eleitoral. Getúlio foi o responsável direto pela organização dos trabalhadores em sindicatos. A CLT – Consolidação das Leis do Trabalho aprovada em 1943 e que continua sendo, ainda hoje, a garantia maior dos direitos dos trabalhadores brasileiros, também foi obra sua. Getúlio enviou ainda a Força Expedicionária Brasileira para combater o fascismo e o nazismo na Europa.

Getúlio Vargas sempre dedicou especial atenção para os mais humildes, sendo considerado o “Pai dos Pobres”. Criou o Salário Mínimo, às férias remuneradas, a carteira de trabalho. Foi responsável pela mudança de uma estrutura econômica que tinha 430 anos de idade. O velho Brasil, agrário e monocultor, tornou-se moderno, urbano e industrializado. A Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Mineradora do Vale do Rio Doce e da Fábrica Nacional de Motores são símbolos dessa transformação.

Deposto em 1945, Vargas retorna com gigantesca votação em 1951, ancorado no PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, criado por ele e de grande adesão pelas massas trabalhadoras do Brasil. Vindo nos braços do povo, Getúlio continua incansável na criação de um desenvolvimento nacionalista. A fundação da Petrobrás, em 1953, potencializou o desenvolvimento do Brasil e foi mais um marco indelével da vontade de Vargas de fazer o País crescer. 

Pressões internacionais e de grupos internos que se preocupavam apenas com seus interesses tornaram-se insustentáveis para Getúlio, e fazem com que ele, mais uma vez, pensasse primeiro no Brasil. O tiro disparado por Vargas varou o peito da nação brasileira, na manhã do dia 24 de agosto de 1954. Toda a perfídia e a calúnia de então terminaram com sua morte. Enquanto houver injustiça social e iniqüidade nesse País, enquanto houver um brasileiro passando fome, o projeto de Getúlio Vargas e de seu PTB ainda não estará completo. 

Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: