Saúde de Estrela cria comissão para monitorar atendimento do Pronto Socorro do Hospital Estrela


Saúde de Estrela cria comissão para monitorar atendimento do Pronto Socorro

Grupo propõe transparência aos procedimentos de urgência e emergência feitos no Hospital de Estrela

A Secretaria da Saúde de Estrela criou uma comissão de acompanhamento, avaliação e fiscalização do convênio existente entre a pasta e o Hospital de Estrela para atendimento de urgência e emergência junto ao Pronto Socorro. Conforme o secretário Elmar Schneider, o que se pretende é o acompanhamento da população na qualidade do serviço prestado pelo Hospital. Esta é uma proposta de transparência, já que a Saúde repassa mais de R$ 1 milhão à instituição e o setor é primazia para o governo. “Repassamos mensalmente recursos substanciais ao Hospital. Entendo que a população tenha direito de ser informada sobre a situação”, explica Schneider.

Conforme ele, esta é a primeira vez que há uma comissão de monitoramento composta por representantes de Executivo, Legislativo e Controle Social (Conselho Municipal de Saúde). A assessora técnica da Saúde, Débora Martins destaca que com a formatação do grupo, o Hospital deverá apresentar relatórios a cada bimestre, constando o número de atendimentos. Além de qualificar o serviço, é uma forma de a população ter acesso à informação. 

Acolhimento

A comissão pretende ser um canal de informação e de acolhimento para o paciente. Débora explica: “A pessoa que quiser esclarecimento em relação ao atendimento no Pronto Socorro deve formalizar o pedido na Secretaria. Ele será encaminhado ao Hospital e a comissão debaterá o caso.” O grupo servirá para estudar estratégias de aperfeiçoamento do serviço em tais casos.

A próxima reunião da comissão ocorre em 5 de agosto. Representantes do Hospital e da Câmara de Vereadores se reunião com a Saúde e integrantes do Conselho Municipal de Saúde.

Matéria: Andreia Rabaiolli

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