Prefeitura de Estrela-RS Com parceria, secretarias querem levar mais saúde para escolas


Com parceria, secretarias querem levar mais saúde para escolas

A Secretaria da Saúde Estrela está trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação e o Governo Federal (Ministério da Saúde e Ministério da Educação), para discutir assuntos ligados à higiene, sexualidade e violência nas escolas.

Elmar Schneider, o Secretário, formou uma equipe de profissionais das Secretarias da Saúde, Educação e Desenvolvimento social, dentro do ambiente escolar.

Na foto, a Assessora Técnica da Saúde Débora Martins, a Coordenadora da Atenção Básica Leandra Baldisarelli e o Secretário.

Este é o objetivo do Programa Saúde na Escola – PSE- do Governo Federal que Estrela começa a implantar no segundo semestre deste ano.

A intenção é instrumentalizar os professores, para que possam trabalhar com os alunos, aproveitando as aulas para orientá-los.

Segundo Elmar Schneider, “temos nos planos políticos e pedagógicos das escolas, avaliação bucal, visual, oftálmica etc, numa parceria muito boa”.

Dia 17 de junho de 2014 foi realizado o Seminário Intersetorial Saúde e Educação do Programa Saúde na Escola – PSE- para sensibilização e capacitação de educadores, profissionais da saúde, assistência social, conselheiros tutelares e ONG Appiá. Esta palestra foi ministrada por Maribel Gil Guterrez – Assessora Estadual do PSE e Fúlvia Camponese Schuster - enfermeira.

Conforme a Leandra Baldissarelli, integrante do Grupo de Trabalho Intersetorial do município, a primeira parte do projeto iniciou com a direção das escolas e profissionais da saúde. “Nesta primeira etapa sensibilizamos os profissionais que realizarão as atividades previstas, partilhamos das necessidades de cada um, realizamos um diagnóstico de saúde dos escolares para num segundo momento implantar/implementar ações no ambiente escolar.

Temos como objetivo principal contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública municipal e estadual de educação básica através de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde”.

O PSE é constituído por 5 componentes:

1-Avaliação das Condições de Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens que estão na escola pública;

2-Promoção da Saúde e Ações de Prevenção de Doenças de Agravos à Saúde;

3-Educação Continuada e Capacitada dos Profissionais da Educação e da Saúde de Jovens;

4-Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;

5-Monitoramento e Avaliação do Programa.

Segundo Elmar Schneider, este programa existe desde 2007 mas Estrela só aderiu a ele em 2013, por isso foi criado o Grupo de Trabalho Interdisciplinar Municipal.

“A gravidez na adolescência em Estrela era de 13% em 2010, caiu para 12,4% em 2011, e 9% em 2012 – enquanto que a média estadual está em 11,5%. E estamos batalhando para cair ainda mais em Estrela”, acentuou o Secretário.

Matéria – Luiz Carlos Freitag

Foto – Ana Júlia Wagner

Nenhum comentário: