Prefeitura de Estrela articula ações para promover proteção à saúde dos estudantes


Estrela articula ações para promover proteção à saúde dos estudantes

Professores e profissionais da saúde estreitam parceria a fim de abordar cuidados com a visão, saúde bucal, peso e avaliação nutricional

Uma escola com mais saúde. No segundo semestre do ano escolar, Estrela encadeia uma série de ações para promover a prevenção e a proteção de alunos em zonas vulneráveis. Professores e profissionais da saúde se unem para efetivar o Projeto Saúde na Escola que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de estudantes por meio de medidas de atenção a saúde e conscientização dos escolares.

Os próximos meses serão de mobilização: vacinas, testes de visão, orientação sobre saúde bucal, peso e avaliação nutricional serão feitos com maior intensidade em cinco escolas do município. Mapeadas dentro da vulnerabilidade, as escolas de Ensino Fundamental Ruth Markus e Odilo Afonso Thomé receberão o amparo do grupo. A Escola Estadual 20 de maio, a Infantil Criança Feliz e ainda a Escola Indígena também fazem parte do projeto.

A saúde repercute diretamente na educação, por isso as ações são planejadas com método. Estrela já realiza a avaliação antropométrica (testes de medida e peso) uma vez por ano, contudo, a ação será reforçada com o programa. Uma das coordenadoras do projeto, a enfermeira Leandra Maria Baldissareli salienta ser importante aprofundar a integração entre os profissionais de Saúde e Educação. “A criança passa muito tempo na escola e são os professores que conseguem identificar, por exemplo, dificuldades de visão. Queremos instrumentalizá-los para que eles possam trabalhar com os alunos as questões de saúde.”

Capacitação

O auxílio do professor para proteger a saúde dos alunos é primazia e tendo-o como parceiro, a Secretaria da Saúde articula em agosto a capacitação dos educadores para atuarem nos exames de visão. Os testes nas crianças dentro das escolas serão feitos em outubro.

Em novembro, um mutirão de profissionais avaliará as carteirinhas de vacinas de crianças. Verificarão a atualização do documento e orientarão pais sobre a importância de mantê-las em dia e protegidas de doenças.

Ainda este ano, adolescentes receberão a Caderneta de Saúde do Adolescente, feita para apoiar os jovens em um processo de descobertas que a fase proporciona. Nela constarão os dados, os direitos deles e dicas de saúde. “A parceria entre Saúde e professores é uma forma de o grupo atuar junto na questão dos estudantes. Queremos que as crianças tenham boas condições para melhorar o crescimento e o desenvolvimento.”

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: