EJA de Estrela resgata direito ao ensino de 54 pessoas


EJA de Estrela resgata direito ao ensino de 54 pessoas

Projeto implantado em fevereiro possui 54 pessoas nas três turmas. Tem alunos de 15 a 52 anos

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Estrela dá chance a uma nova vida por meio da alfabetização na Escola Leo Joas.

As aulas são a chance de os estudantes derrotarem o analfabetismo e avançarem na leitura. É uma forma de promover a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade certa. “Há pessoas que nunca frequentaram uma sala de aula, outros, somente o 1º ou o 2º Ano, com muita dificuldade na leitura e na escrita”, informa a vice-diretora Margarete Cattani.

Segundo ela, a modalidade é procurada como oportunidade para pessoas de diferentes faixas etárias. Muitos passaram da idade e percebem-se desconfortáveis em fazer o ensino regular. “Um aluno de 15 anos não se sente a vontade em frequentar um 6º ano do ensino regular.”

Conforme a vice-diretora, os alunos preparam-se para o fim do semestre, em julho. Estão engajados na missão. “A maioria tem interesse em aprender e mudar a situação social e profissional”.

Com o ingresso na Educação de Jovens e Adultos, eles colocam objetivos em suas vidas. “A prioridade é melhorar as condições de vida e trabalho”, informa Margarete. Há alunos de 15 a 52 anos.

A EJA é uma forma de fazer com que as pessoas se relacionem num mundo de igualdade e oportunidades. Na vida educacional, a função é evoluir e ganhar autoestima.

O que é EJA

EJA é Educação de Jovens e Adultos. Tem por finalidade oportunizar aprendizagem de alunos que não tiveram oportunidades em tempo hábil.

O projeto é semestral e continuará em Estela em 2015. “O aluno pode concluir um ano em um semestre, portanto a continuidade é importante”, salienta Margarete.

Inscrições
-A partir dos 15 anos completos, para o ensino fundamental.
- E os alunos menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis para efetuar a matrícula.

Matéria: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: