Curso em Estrela-RS ensina primeiros socorros a taxistas


Curso em Estrela ensina primeiros socorros a taxistas

Em Estrela, 22 profissionais concluíram o treinamento na primeira turma. Segunda-feira inicia novo grupo

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) está aperfeiçoando habilidades dos 42 taxistas de Estrela: começa na segunda-feira a segunda turma do Curso para Taxistas. A primeira encerrou na semana passada: 22 motoristas concluíram o treinamento que dura uma semana. O módulo ensina primeiros socorros, direção defensiva, mecânica e elétrica básica, e relações humanas. “A lei federal obriga que a categoria forneça os primeiros socorros à vítima. A qualificação protege o passageiro e o próprio motorista”, diz o secretário da Sedesth, José Itamar Alves.

Uma resolução determina que os cursos de qualificação para taxistas tenham o mesmo conteúdo em todo o país. Em Estrela, os profissionais da categoria estão aproveitando a oportunidade. “Antes, o motorista tinha de ir à Santa Maria. Trouxemos o curso para Estrela para agilizar a formação.”

O módulo básico dado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) é realizado na Escola de Ensino Fundamental Leo Joas. Além de saber socorrer vítimas, o aprimoramento da comunicação e das relações com o passageiro são temas dados em aula. Taxista há 23 anos, Adalberto Martins fez o curso aos 74 anos com o filho João Batista Ribeiro Martins. Pai e filho completaram o aprendizado na primeira turma. “Não adianta ter um taxi luxuoso e não saber se comunicar e ser atencioso com o cliente”, diz João Batista.

Tendência

O presidente da Associação dos Taxistas de Estrela, José Carlos Fagundes diz que o curso é bem vindo porque qualifica a categoria. “A tendência é aprender sempre e melhorar o atendimento aos clientes.”

Conforme o secretário Alves, até o dia 31 de dezembro, todos os taxistas brasileiros precisarão fazer o curso. A determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ajudará a elevar o serviço.

Matéria: Andreia Rabaiolli
Foto:divulgação
Legenda: Fagundes colocou taxímetro e agora entrará na segunda turma do curso

Nenhum comentário: