Atletas iniciantes de Jiu Jitsu vão encarar tatame em disputas na Soges


Atletas iniciantes de Jiu Jitsu vão encarar tatame em disputas na Soges

Duas áreas de luta para os praticantes fazerem bonito ao público em uma arte marcial milenar. A Primeira Super Copa Estrela de Jiu Jitsu reunirá, em 24 de agosto, no Ginásio da Soges, atletas iniciantes das faixas azul e branca. O evento inicia às 10h e é coordenado pelo campeão mundial de Jiu Jitsu, o faixa preta Miguel Anka. Na retaguarda, está a Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela (Smel).

Conforme Anka, a expectativa é reunir cem atletas de todo o Rio Grande do Sul para disputar em 21 categorias. A competição envolverá praticantes de 7 a 40 anos. São alunos faixa branca com pelo menos quatro meses de prática assídua no tatame. No caso de participantes de faixa azul, quatro anos. Para se alcançar a almejada faixa preta, como Anka, leva-se uma década. A persistência e a assiduidade são características fortes nos praticantes.

Além de difundir o evento na região, a Copa mostrará as habilidades conquistadas dos iniciantes em árduos treinos. Ao fazer uma disputa com somente duas áreas de luta, Anka quer montar um evento com uma dinâmica diferenciada, em que o público possa interagir com os atletas, percebendo os detalhes, as cenas e as lutas de solo.

Jiu Jitsu

Miguel Anka é um grande difusor da arte marcial, com várias medalhas conquistadas durante sua trajetória e campeão mundial em 2009, ele pratica jiu jitsu há 11 anos e revela que a arte está popularizada em Estrela por meio dos projetos sociais, em que ensina crianças e adolescentes. Ele quer motivar a prática da arte marcial porque sabe que a atividade pode mudar a vida dos adolescentes. “Fornece calma, disciplina, amizade, tudo isso você cativa na criança.” Ao contrário de ser um esporte violento, jiu jitsu quer dizer “arte suave”, porque ao lutar no solo, com domínio e técnica, aprende-se a ter autocontrole.

Nas academias há cada vez mais pessoas aderindo a prática que te mais de 500 variações de movimentos. “Muitas pessoas procuram para condicionamento físico e defesa pessoal”, informa Anka, que sabe todas elas.

Premiação e inscrições

Haverá medalhas para primeiro, segundo e terceiros colocados e troféus e premiações para os campeões absolutos. Informações: (51) 9794 5194. As inscrições podem ser feitas até 20 de agosto pelo email: miguel.anka@hotmail

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: divulgação

Nenhum comentário: