Delegados de Estrela-RS para 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do RS

Foto da Conferência Municipal do Meio Ambiente de Estrela-RS

Delegados de Estrela para - 4ª CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DO RS DEBATE A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS...

Gilberto Moacir da Silva (Governamental), Airton Engster dos Santos (Sociedade Civil) e Pablo Souto Palma (Empresarial).

O Governo do Estado promove, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no próximo fim de semana (31 de agosto e 1º de setembro), a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (4ª Cema), na qual os gaúchos debaterão um dos principais desafios das cidades neste Século 21: a gestão dos resíduos sólidos. O encontro, resultado de um processo que mobilizou cerca de 200 cidades gaúchas nos últimos meses, será realizado no Centro de Eventos do Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, nº 509, Porto Alegre/RS) e definirá as sugestões do Rio Grande do Sul para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (4ª CNMA), de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília.

A etapa estadual dará continuidade ao debate a partir das prioridades e sugestões levantadas pelas fases anteriores, nos municípios. Esse processo de discussão é aberto ao público em geral, que poderá participar por meio de inscrição no local e dias da conferência. Estão previstas palestras, tais como a do coordenador Executivo da 4ª CNMA, Geraldo Abreu.

Os encaminhamentos, segundo as regras estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), serão de responsabilidade dos delegados já constituídos (eleitos e natos). Esses representantes elencarão as vinte sugestões - a partir dos quatro eixos sugeridos pelo MMA (Produção e Consumo Sustentável; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda; e Educação Ambiental) - que o Estado levará para Brasília e, também, elegerão a delegação gaúcha para a etapa nacional (no máximo, 50 delegados). 

Inclusão, consórcios e logística reversa

"Nosso objetivo é promover uma ampla participação de todos os gaúchos para o enfrentamento desse desafio", diz o secretário do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira. Por isso, de acordo com ele, além da 4ª Cema, o Governo elabora desde o ano passado o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers), que agora entrou em sua fase final e será concluído em 2014. Nessa última etapa, uma empresa já licitada fará um diagnóstico detalhado nos municípios do Estado. Também serão realizadas várias audiências públicas regionais.

Dessa forma, a ideia é provocar de maneira gradual e contínua mudanças nos hábitos da sociedade quanto à geração e destinação final dos resíduos sólidos. "Nesse sentido, uma das principais metas do Pers - e também tema da conferência estadual - será a de unir a promoção de soluções nessa área, com o objetivo de garantir uma cada vez maior capacidade de reciclagem com a lógica da inclusão econômica, gerando renda e emprego", explica o secretário.

Para o coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema,) Luiz Henrique Machado do Nascimento, o momento é ideal para a sociedade trocar informações e buscar caminhos que garantam avanços mais rápidos na gestão de resíduos. No caso da implantação de aterros sanitários mais adequados, por exemplo, ele defende as vantagens dos consórcios municipais, que podem representar economia às cidades. Nascimento ressalta ainda a importância de desenvolver melhores práticas de logística reversa, além dos cuidados com os resíduos especiais.

Já a coordenadora executiva do 4ª Cema, Gislaine Pacheco, destaca as medidas inovadoras na área da educação ambiental. "Esse elemento está presente nas escolas e deve ser ampliado, mas temos ampliar e encontrar uma linguagem mais adequada para promover e engajar os adultos na educação ambiental, até como multiplicadores de ações", defende ela.

4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente 
Quando: 31 de agosto e 1º de setembro;
Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, nº 509, Porto Alegre/RS); 
Horário: Dia 31, das 8h às 18. Dia 1º, das 9h às 17h; 
Como participar: Encontro aberto ao público, que poderá participar dos debates; Inscrições: No local, nos dias 31 e 1º; 
Quem vota: Delegados já constituídos, conforme legislação da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. 

Programação 
Sábado, dia 31/08 
Manhã 8h às 9h - Recepção de boas-vindas com café 
9h - Cerimônia de Abertura 
10h30 - Leitura e aprovação do Regimento Interno 
11h - Palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos - Geraldo Abreu: Coordenador Executivo da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, do Ministério de Meio Ambiente. 
12h - Apresentação sobre "Situação Socioeconômica dos Catadores no Rio Grande do Sul" (Ipea) - Daniela Gomes Mettelo: coordenadora do Comitê Interministerial para Inclusão dos Catadores - Secretaria Geral da Presidência da República. 
12h30 - Intervalo para almoço 
Tarde 14h - Trabalhos nos grupos 
Eixo Temático 1 - "Produção e Consumo Sustentáveis" 
14h - Palestra - Alexandre Sartori: Membro do Conselho Regional de Farmacêuticos do RS (CRFRS) e representante do Conselho no GT que trata de descarte correto de medicamentos 
14h45 - Debates nos grupos para as priorizações das ações 

Eixo Temático 2 - "Redução dos Impactos Ambientais" 
14h - Palestras - Darci Barnech Campani: Diretor da Secção Gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS e Assessor de Gestão Ambiental do Reitor da UFRGS. Jackson Müller: Professor do Curso de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental da Unisinos. 
14h45 - Debates nos grupos para as priorizações das ações 

Eixo temático 3 - "Geração de Trabalho, Emprego e Renda" 
14h - Palestra - José Aparecido Gonçalves: Diretor Executivo e Coordenador de Mobilização Social do Centro Mineiro de Referência em Resíduos. 
14h45 - Debates nos grupos para as priorizações das ações 

Eixo temático 4 - "Educação Ambiental" 
14h - Palestras - Ângela Guimarães: Secretária Adjunta Nacional de Juventude, Vice-Presidente do Conselho Nacional da Juventude. Jurandir Maciel: Deputado estadual, coordenador e relator das subcomissões de Resíduos Sólidos e de Divisão das Macro e Microrregiões de Saúde no RS. 
14h45 - Debates nos grupos para as priorizações das ações 

18h - Encerramento do dia 

Domingo, dia 01/09 
9h - Plenária Final, com explanação inicial sobre a importância da etapa final de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). Presença do coordenador do plano, Luiz Henrique Machado do Nascimento, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. 
12h - Intervalo para almoço 
14h - Eleição dos Delegados à Conferência Nacional 
17h - Encerramento

Alunos e Professores fazem manifestação em frente da 3ª CRE em Estrela


Fotos - Airton Engster dos Santos 

Mobilização ocorreu em frente da 3ª Coordenadoria da Educação de Estrela, no dia 30 de agosto de 2013.

Participaram do protesto alunos de Estrela, Lajeado e Teutônia, que traziam cartazes, apitos, panfletos acompanhados de um carro de som.

Uma Comissão foi recebida pela Coordenadora Adjunta da 3ª CRE - Denise Goulart.

Os alunos são contra o Ensino Politécnico, pois diminui a carga horária de disciplinas como Biologia, Química e Física. Isso poderia trazer desvantagem na disputa dos vestibulares nas Universidades Públicas.

Apenas alunos da Escola Estadual Nicolau Müssnich representaram Estrela no manifesto.

Professores do Estado aproveitaram a ocasião para falar da greve da categoria por melhorias salariais.














Município de Estrela-RS altera roteiro do 7 de Setembro


Município altera roteiro do 7 de Setembro

A Semana da Pátria em Estrela terá abertura oficial na segunda-feira (2), em frente à Praça Menna Barreto, com a chegada do Fogo Simbólico e hasteamento das bandeiras. Durante a semana, sempre às 8h, haverá um momento cívico para alunos da rede pública. Já no dia 7 de Setembro as escolas de todas as redes de ensino farão um desfile na Avenida Júlio de Castilhos.

Este ano, com a realização do Estrela Multifeira, no Centro Comunitário Cristo Rei, o roteiro do desfile será modificado. Iniciando-se às 9h, fará o sentido inverso, partindo do centro em direção ao Cristo Rei. Com isso, algumas ruas estarão fechadas para acolher as 36 escolas e o projeto Brigada Mirim. (mapa anexo)

Banheiros químicos serão instalados em três pontos – supermercado Imec, palanque oficial e Rua Pinheiro Machado. Em caso de chuva a programação será cancelada. As comemorações da Semana da Pátria em nível estadual homenageiam os 100 anos do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul e, em nível nacional, José Plácido de Castro, responsável pela anexação do estado do Acre ao Brasil.

Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

Eventos em Estrela-RS - Setembro de 2013



Estrela-RS - Centauros Rugby abre novas turmas


Centauros Rugby abre novas turmas no próximo sábado

Os interessados em treinar com o Centauros Rugby, terão oportunidade única no próximo sábado. A partir das 14 horas no campo da SOGES, ao lado da Brigada Militar, inicia novas turmas com treinos específicos para iniciantes, em Estrela. Os treinos serão aplicados pelo renomado treinador da equipe adulta do Centauros Martin Castillo.

As datas para início de novas turmas são 31 de agosto e 7 de setembro, no entanto são aceitos atletas durante o ano inteiro. O objetivo da formação de novas turmas é dar a oportunidade aos novos jogadores de começarem pelos fundamentos básicos, bem como as regras em um horário onde todos estão começando. O presidente do Centauros Jonatas dos Santos, entende que “os novos jogadores sentiam um pouco de dificuldade ao já começarem a treinar com jogadores mais experientes”. Ele destaca ainda que esta é uma oportunidade única em 2013 e visa formar jogadores para atuar pela categoria intermediária do clube já no ano que vem.

Todas as pessoas são convidadas, pois o rugby é um esporte onde todos podem participar, sejam altos, baixos, gordos ou magros. Os atletas do Centauros recebem desconto em academia, acompanhamento físico com profissional, passagem para viagens além de participar dos eventos promovidos pelo clube. Os novos jogadores possuem um mês para decidirem se querem permanecer no clube não havendo cobrança de mensalidade neste período. Os treinos acontecem aos sábados, às 14h, no campo da SOGES localizado na Rua Coronel Brito ao lado BM e os jogadores podem levar tênis ou chuteira. Mais informações podem ser obtidas através do facebook.com/centaurosrugby.

O Centauros está em período de organização do orçamento para 2014, interessados podem enviar propostas para o email diretoria.centauros@hotmail.com. Atualmente o rugby é o esporte coletivo que mais cresce no Brasil e o segundo mais praticado no mundo. O Centauros desponta em pouco mais de dois anos como um dos principais clubes do estado e a região é reconhecida nacionalmente como referência no rugby.

Adriana Lara e seu Caderno de Variedades do Jornal Folha de Estrela - Agosto de 2013

Clicar na imagem para ampliar






Paróquia São Cristovão de Estrela comemora 25 Anos


Padre Genico Schneider e Airton Engster dos Santos


Paróquia São Cristovão
25 Anos de Comunhão, Participação e Testemunho

Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folgha de Estrela - Agosto de 2013

O Surgimento da Comunidade:

A comunidade católica da Boa União surgiu no inicio da década de 60. Inicialmente, o nome era Comunidade Sagrada Família; posteriormente, prevaleceu a denominação Comunidade Católica de São Cristóvão da Boa União.

Um padre rezava periodicamente missa no Grupo Escolar aí existente, hoje Escola Estadual Nicolau Müssnich. O Pe. Hugo Volkmer, foi o grande incentivador para que a comunidade de aproximadamente 50 famílias, residentes na localidade e nos arredores, construíssem uma igreja. 

Para tal fim, foi utilizada uma área de terra doada por um membro da comunidade, situada no alto do quarteirão que, além do Grupo Escolar, já tinha algumas residências.

Nas proximidades estava em obras a Estrada da Produção (BR 386), também, foi construído, o Trevo, o principal acesso à cidade de Estrela e cruzamento da Rota do Sol com BR 386 

A igreja tem inscrito em sua pedra angular a data 3 de fevereiro de 1967, início da construção. Passado um ano, já servia para as celebrações comunitárias. 

No seu interior, ostenta quatro imensos afrescos pintados, em 1972, pelo Irmão Nilo (da congregação dos Irmãos Maristas). Na parede da entrada: a Sagrada Família; na parede do presbitério: o Natal, a Crucificação e a Ressurreição. No início da década de 90, acrescentou-se uma torre ao prédio da igreja.

Já em 1969, foi fundada a Sociedade de Cantores Boa União, que tem estatuto autônomo, mas atua dentro da comunidade.

Desde os primeiros anos, a comunidade realiza anualmente uma animada festa de São Cristóvão, que sempre inicia com uma concorrida procissão do santo padroeiro dos motoristas. Para realizar suas festividades e outros eventos comunitários, em 1982, iniciou-se a construção de um amplo Ginásio.

Desde 1983, pleiteava-se um cemitério próprio. Este projeto, porém, só foi alcançado em 1988. João Friedoldo Wathier e Evaldo Fiernkes doaram a área de terra, que está servindo de campo-santo.

Instituição da Paróquia em 1988:

Em 23 de outubro de 1988, em solenidade presidida pelo então arcebispo metropolitano, D. Cláudio Colling, foi instituída a Paróquia de São Cristóvão da Boa União. Na mesma oportunidade, foi empossado seu primeiro vigário, Pedro Neori Theisen.

O segundo vigário foi o Pe. Aloísio Rech, que atuou na paróquia até início de 1996. O Pe. Norberto Domingos Schmitz foi empossado no inicio de 1996 e, em agosto do mesmo ano, repentinamente faleceu. Foi substituído pelo Pe. Canísio Bays, que ficou até 1997.

O vigário José Frederico Rech assumiu em 1997 permanecendo até 2011, período no qual foi construído a Casa Paroquial. 

Em janeiro de 2012, assumiu pároco o Revmo. Pe. Estrelense Genico Schneider.

A Paróquia se compõem de sete capelas: Nossa Senhora Aparecida do Bairro das Indústrias; Nossa Senhora do Rosário da Linha Lenz; Santa Maria Goretti de Linha Santo Antônio; São José da Linha São José; São Miguel da Geraldo Baixa; São Vito de Novo Paraíso e Sagrado Coração de Jesus de Colinas. Além da Igreja Matriz São Crsitovão localizada no Bairro Boa União em Estrela-RS.

O professor Ivo Leo Hammes, construiu um monumento em pedra, que foi colocado ao lado da Matriz São Cristovão no Bairro Boa União para marcar os 25 da Paróquia, fato comemorado pelo Padre Genico Schneider. 

Celebrando o Jubileu:

A programação que marca os 25 Anos da Paróquia São Cristovão inicia no dia 11 de outubro com a celebração de Dom Paulo Antônio de Conto na Matriz São Cristovão, com a presença de todas as comunidades e pastorais. Após missa Show com o Pe. Oscar Coppi.

No dia 12 acontece uma procissão, às 19h 30min, saindo da Matriz até Comunidade São José, com pregação do Pe. Alvaro Rumualdo Noschang.

Na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Bairro das Indústrias será celebrada uma missa no dia 13 de outubro, às 20h, pelo Pe. Elton José Cestari.

O Pe. Lucas Weber será pregador na missa que acontece dia 14 de outubro, às 20h, na Comunidade de Santa Maria Goretti, Linha Santo Antônio.

Na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Colinas, acontece celebração no dia 15 de outubro, às 20h, com o Pe. Pedro Neori Theisen.

No dia 16 de outubro, às 20h, acontece pregação com João Paulo Schafer, na Comunidade São Miguel na Linha Geraldo Baixa.

Na Linha Lenz, Comunidade de Nossa Senhora do Rosário, dia 17, às 20h, será realizada missa com pregação do Pe. Fabiano Emílio Canal.

O Pe. Ademar José Ströher, celebra missa na Comunidade de São Vito – Novo Paraíso, no dia 18 de outubro, às 20h.

As Comunidades de Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora da Conceição terão missa na Matriz São Cristovão no dia 19, às 20h, celebrada pelo Frei Valdecir Guzzon.

No encerramento das comemorações dos 25 Anos da Paróquia São Cristovão, acontece uma Procissão Motorizada, saindo do Parque Princesa do Vale, às 8h 30min do dia 20 de outubro, seguindo em direção a Matriz com a benção dos veículos. Ás 10h acontece a missa festiva e ás 12h Almoço no Ginásio Paroquial. Á tarde acontece festejos populares.

No presente trabalho, recebi apoio do colega Jorge Scherer da Aepan-ONG.

Texto e fotos: Airton Engster dos Santos







Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folgha de Estrela - Agosto de 2013

Estrela-RS - Concurso de Oratório conhece vencedora


Concurso de Oratório conhece vencedora

Na noite de terça-feira, tendo como palco o plenário da Câmara de Vereadores de Estrela, jovens estudantes apresentaram seu discurso em mais um Concurso de Oratória realizado no município. O evento, promovido pela JCI Lajeado em parceria com o Governo de Estrela teve dois representantes de cada escola de Ensino Fundamental – séries finais – da cidade.

Para o secretário de Educação Marcelo Mallmann, o concurso é um aprendizado para os adolescentes e também para as escolas, que buscam preparar da melhor forma possível seus alunos. “O que vimos nesta noite não foram só bons discursos, mas uma aula de cidadania”, enfatiza.

Para este ano os 14 participantes apresentaram suas ideias sobre o tema “O que você tem a ver com a corrupção?”. O projeto tem como objetivo oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação ao tema proposto, a nível local, regional, nacional e mundial, além de estimular a prática de falar em público.

A vencedora do concurso foi Maiara Fell, aluna da escola Arnaldo J. Diehl, da Linha Lenz. Neste ano, a vencedora da etapa regional do concurso de 2012, Karen Conceição de Castro, irá participar da etapa estadual que irá ocorrer em Espumoso/RS, representando a JCI Lajeado. Karen participou do concurso no ano passado, como estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Sommer, de Teutônia/RS.

Matéria: Jônatas dos Santos
Fotos: divulgação

Estrela-RS - Sedesth auxilia na busca por emprego


Sedesth auxilia na busca por emprego

Na terça-feira (20) na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação foi realizado processo de seleção pela empresa Docile Alimentos com 15 inscritos do Cadastro Único que encontram-se desempregados. O objetivo desta ação é auxiliar os usuários do CadÚnico na recolocação no mercado de trabalho. Mais ações como esta estão sendo agendadas com empresas da região. Para o secretário Cristiano Nogueira da Rosa trata-se de uma iniciativa pioneira na área que busca, não só alcançar aos cidadãos acesso aos programas sociais como possibilitar a independência dos mesmos. “Programas como o Bolsa Família funcionam muito bem de forma paliativa, porém só o trabalho digno leva a pessoa a uma verdadeira cidadania”, comenta.

Matéria: Jônatas dos Santos
Fotos: divulgação

Tenente Coronel Nádia Gerhadt recebe Troféu Guri


Nádia Gerhard, tenente-coronel

– Agradeço, extremamente sensibilizada, essa honraria que hoje eu recebo. Gostaria de dividir esse troféu guri com os homens e mulheres companheiros de farda, batalhando dia a dia pelas coisas do rio grande. Peço que possa continuar representando a brigada militar e a força da mulher gaúcha.

Ao som da canção que inspirou o Troféu Guri, dez personalidades, oito homens e duas mulheres, que se destacaram em suas atividades e promoveram o Rio Grande do Sul no país e no mundo foram homenageadas na Casa RBS na noite desta terça-feira, durante a 36ª Expointer. Em uma cerimônia festiva, a 16ª edição da entrega foi marcada pela emoção de gaúchos que voltaram para sua terra para receber a distinção.

Tenente Coronel Nádia Gerhadt, comandou o 40° Batalhão de Estrela - a primeira mulher a comandar um Batalhão da Brigada Militar no RS.

Estrela-RS - Cemai comemora Dia do Folclore


Cemai comemora Dia do Folclore

Para festejar a passagem do Dia do Folclore (22), o Cemai Moinhos desenvolveu o projeto Redescobrindo o Folclore. Durante toda a semana os monitores contaram histórias como a do Saci Pererê, Curupira, Mula sem Cabeça, Sereia Iara, entre outras aos alunos e após envolveram o tema nos trabalhos do dia. Nas aulas de artesanato foram feitos bonecos, indumentária dos personagens, cartazes; na informática, pesquisas sobre as histórias, desenhos e treino de digitação; na recreação, teatro e brincadeiras. 

Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS
Fotos: divulgação

Estrela-RS - Semana da Pessoa com Deficiência é marcada por atividades


Semana da Pessoa com Deficiência é marcada por atividades

A programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi marcada por diversas atividades em Estrela, lembrando o tema nacional: “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”.
Na quarta-feira (21), a Secretaria de Saúde inaugurou uma rampa de acesso para cadeirantes. De acordo com o secretário adjunto Fabiano Diehl, até então os deficientes precisavam entrar pela porta dos fundos para chegar à sede da secretaria. “Muitas vezes tínhamos que atender aos pacientes na calçada”, ressalta. Na oportunidade também foi anunciada a criação do Conselho Municipal dos Deficientes.
Na sexta-feira, no ginásio da Soges, ocorreu um jogo demonstrativo de cadeirantes da equipe da Associação dos Doentes e Deficientes Físicos de Lajeado (Addefil), numa parceria entre as Secretarias de Esportes e Lazer, Desenvolvimento Social, Colégio Martin Luther e Sociedade Ginástica Estrela. O evento foi precedido por uma apresentação de patins e pelo coro formado por deficientes que integram o projeto de inclusão no mercado de trabalho, acompanhados do grupo de escaletas do Núcleo Cultural. O projeto da Sedesth tem a parceria da empresa Vonpar, de Arroio do Meio. “É possível incluir estes cidadãos no mercado e proporcionar não só mais renda do que a que a assistência oferece, mas também uma melhor qualidade de vida”, ressalta o gestor da pasta, Cristiano Nogueira da Rosa.
Já na segunda-feira (26), no Plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública promovida pelo Ministério Público buscou esclarecer e conscientizar a população acerca dos direitos das pessoas com deficiência, além de colher sugestões sobre a necessidade de acessibilidade no município.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Bruna Nunes

Estrela-RS - Profissionais recebem capacitação do Bolsa Família


Profissionais recebem capacitação do Bolsa Família

Na segunda-feira pela manhã, no auditório da Faculdade La Salle, em Estrela, ocorreu a abertura da semana de capacitação para profissionais que atuam como cadastradores ou operadores do Bolsa Família nos Vales do Taquari e Rio Pardo. Cerca de 65 município enviaram suas equipes técnicas.

O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social e iniciou-se com palestra da diretora do Departamento de Assistência Social (DAS), Viviane Menezes Goulart. A formação estende-se até a próxima sexta-feira e deve abordar temas como o cadastramento de famílias quilombolas e indígenas e o correto preenchimento dos formulários.

O Bolsa Família transfere cerca de R$ 1 milhão ao ano para beneficiários em Estrela. Conforme o secretário Cristiano Nogueira da Rosa, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Estrela, o município tem feito um exercício contínuo para ampliar o acesso ao Cadastro Único. Desde o início do ano a secretaria tem realizado mutirões nos bairros, levando até as populações de baixa renda as informações sobre os programas sociais dos governos Estadual e Federal.

Matéria: Jônatas dos Santos
Fotos: Bruna Nunes

Estrela-RS - Procon amplia atendimento


Procon amplia atendimento

O Procon Municipal amplia seu atendimento. Agora, os consumidores poderão encaminhar suas reclamações nos dois turnos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. A informação é da Secretaria de Administração de Estrela. Conforme o secretário Henrique Lagemann, nos seis primeiros meses foram encaminhadas 384 demandas, a maioria alcançando a solução.

Entre os itens que mais geraram reclamações estão problemas com telefonia e internet, além de cobranças de serviços não autorizados e problemas com compras pela internet. José Francisco Reichert, coordenador do Procon, salienta que os consumidores devem ter muita cautela ao utilizarem a internet para comprar. “O consumidor tem até sete dias para se arrepender da compra, a contar da data do recebimento do produto”, revela. A exigência da Nota Fiscal no momento da compra, bem como uma cópia do contrato quando a aquisição for a prazo deve ser uma prática dos consumidores.

O Procon Municipal de Estrela atende na Rua 13 de Maio, 76 – sala 02. Informações pelo telefone (51) 3981-1001.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Jéssica Taís Scheeren

Werner Schinke lança novo Livro





Werner Schinke lança novo Livro

Em noite de muitas presenças ilustres, o escritor Dr. Werner Schinke, fez lançamento de seu novo Livro: Erich Schulz 1898 - 1974 Vida e Obra de um imigrante alemão.

Familiares, amigos, autoridades, escritores, admiradores, lotaram a Câmara Municipal de Vereadores de Estrela, no domingo, 25 de agosto de 2013, fazendo fila para receber autógrafos do nobre escritor.

Na abertura um Quinteto de Cordas da OSPA, sob comanda do filho do escritor, Walter Schinke, fez apresentação de músicas clássicas e em seguida o escritor Werner Schinke falou da obra que trata da vida de seu sogro, Erich Schulz.

O evento contou com a presença dos quatro filhos do casal, o ecologista e escritor Gert, o médico Bruno, o designer Ralf e o músico Walter.

O Prefeito de Estrela Carlos Rafael Mallmann destacou a importância da obra como documento histórico para futuras gerações.

Dr. Werner já havia produzido e participado de outras obras importantes como: parte da coletânea de crônicas do livro “Nós os Teuto-Gaúchos” com o título Missão e Preservação.

Depois disso Dr. Werner traduziu o livro “Diário da África”, uma obra que surgiu após o professor da Universidade Federal do RS, Renato Oliveira, ter procurado nosso escritor.

Ao visitar a Residência Museu da Família Schinke em Estrela, Dr. Werner lhe mostrou um diário escrito em gótico, pelo avô Karl Wilhelm Schinke, médico alemão que passou dois anos em meio à guerra colonial na África. 

Dr. Werner disse que o professor Renato ficou impressionado e sugeriu a publicação do diário, empenhando-se pessoalmente para sua concretização. A Editora Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul participou da impressão da obra.

Dr. Werner é organizador do livro “Perfis de Estrela” de Rudolfo Maria Rath – Obra Póstuma. O casal Schinke possui em seu museu várias pastas devidamente catalogadas, com escritos de Rath contendo informações de Estrela, que foram publicadas no jornal Correio do Povo. O trabalho veio a se consolidar num livro de suma importância para História do nosso município. Rudolfo Maria Rath foi correspondente do Correio do Povo para Estrela, no período de 21 de outubro de 1940 até 21 de outubro de 1947.

Mais sobre o escritor Werner Schinke:

Dr. Werner Schinke é médico clínico e cirurgião geral. Formado em 1954, pela UFRGS, especializado em Medicina do Trabalho. 

Iniciou suas atividades profissionais em Estrela no ano de 1957, atuando até 2006.

Nascido em nove de maio de1927, em Novo Hamburgo), filho de Imgardt e Günther F. H. Schinke (médico formado na Alemanha), casado com a museóloga Gisela Schulz Schinke, tem quatro filhos: Gert, Bruno, Ralf e Walter.

Recebeu o título de Cidadão Estrelense, em 22 de outubro de 1993.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos