Centauros é campeão da Segunda Divisão


Centauros é campeão da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de Rugby

Vitória frente ao Lanceiros Negros garantiu o terceiro título estadual do clube em menos de três anos.

Na tarde do último sábado, a cidade de Estrela mais uma vez marcou história no esporte estadual. O Centauros Rugby Clube venceu o Lanceiros Negros, de Canoas, pelo placar de 24 a 7 e sagrou-se campeão da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de Rugby. Fechando a última rodada, o Universitário de Santa Maria venceu o Walkirians na cidade de Caxias do Sul e ficou com a segunda colocação. O belo dia de sol favoreceu que um grande público prestigiasse o evento. Nem mesmo a chuva da noite anterior fez com que pelo menos 200 torcedores se emocionassem ao ver debaixo de muita lama a vitória do Centauros.

O primeiro semestre do Centauros Rugby não poderia ter encerado da melhor forma. O clube estrelense, mais novo entre os participantes, desbancou equipes tradicionais do rugby gaúcho e conquistou seu terceiro título em menos de três anos. Durante esses primeiros anos o clube foi conquistando apoiadores e um público fiel, fazendo com que a cidade de Estela se torne referência no rugby gaúcho.

O Jogo

Centauros e Lanceiros protagonizaram uma batalha tática, física e mental. Era o encontro do líder da competição com o lanterna, porém a equipe da Canoas faria de tudo para estragar a festa do rival. O campo dificultava jogadas em velocidade em função da lama, o que fez com que o jogo fosse disputado a partir do contato físico entre os fowards, e chutes altos por parte dos backs. O primeiro tempo foi dominado pelos donos da casa que abriram o marcador com um penal convertido pelo chutador Guilherme Borges, 3 a 0. Minutos depois o abertura do Centauros em bela jogada marcou o primeiro try da partida, que com a conversão o placar ampliou-se para 10 à 0. Na sequência, João Paulo da Fontoura em uma rápida investida marcou seu segundo try na partida. Ao final do primeiro tempo o fullback Nícolas Horn saiu jogando em velocidade e marcou o teceiro try do jogo dando números finais a primeira etapa. O segundo tempo foi marcado pelo equilíbrio entre as duas equipes. Em uma sequência de jogadas com os fowards, o Lanceiros Negros puderam festejar seu único try na partida. Com o acerto do chute, o placar seguiu inalterado até o final do jogo que terminou em 24 a 7 para os donos da casa que puderam festejar mais um título.

A campanha

O Centauros Rugby termina o campeonato com o melhor ataque e melhor defesa da competição. Foram cinco vitórias em seis jogos e 22 pontos conquistados. Veja a campanha:

1ª Rodada - Centauros Rugby 51 vs 10 Walkirians Rugby
2ª Rodada - Universitário Rugby 17 vs 3 Centauros Rugby
3ª Rodada - Lanceiros Negros 0 vs 41 Centauros Rugby
4ª Rodada - Walkirians Rugby 25 vs 26 Centauros Rugby
5ª Rodada - Centauros Rugby 18 vs 10 Universitário Rugby
6ª Rodada - Centauros Rugby 24 vs 7 Lanceiros Negros

A partir de agora o Centauros Rugby passa a projetar o segundo semestre. O mês de julho servirá para fazer uma mini pré-temporada tendo em vista a Copa RS onde participam equipes da primeira divisão. O Centauros conta com o patrocínio da CSP Construtora e Incorporadora, Bebidas Fruki, STR Supermercado filial Estrela, Academia Supinus, Soul Rugby e ainda apoio da Prefeitura Municipal de Estrela.

Att. Nícolas Horn





VII Encontro de Coros de Estrela encanta público


VII Encontro de Coros de Estrela encanta público no Santuário

O Núcleo de Cultura e Coro de Estrela, realizaram na noite de sábado (29 de junho de 2013), O VII Encontro de Coros, tendo por local o Santuário Santo Antônio.

Vozes unidas em um único encontro marcado pela promoção da cultura e o amor pela música. Grande público prestigiou o evento que contou com apresentações do anfitrião, Coro de Estrela, Coral Municipal de Arroio do Meio, Vocal Herval de Dois Irmãos e Coral Municipal de Vera Cruz. Cada Coral apresentou quatro músicas, com repertório variado, que agradou em cheio a plateia.

A promoção contou com apoio da Prefeitura Municipal de Estrela, através da SECULTUR - Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Paróquia Santo Antônio de Estrela e IECLB - Comunidade Evangélica.

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos

























Comércio de Estrela-RS é tomado por caipiras


Uma verdadeira multidão de Caipiras chegados da roça, assumiram o Comércio de Estrela. Permaneceram todo sábado (29 de junho de 2013) nas Lojas recebendo os clientes com muita alegria... Teve até espantalho lendo jornal na Rua Coronel Flores... Empresários curtiram a brincadeira...











Estrela-RS - Os livros do Dr. Schinke


Os livros do Dr. Schinke 
Publicado no Jornal Folha de Estrela em junho de 2013.

Dr. Werner Schinke é médico clínico e cirurgião geral. Formado em 1954, pela UFRGS, especializado em Medicina do Trabalho. 

Iniciou suas atividades profissionais em Estrela no ano de 1957, atuando até 2006, com passagem por Marques de Souza e Salvador do Sul.

Nascido em nove de maio de1927, em Novo Hamburgo (quarto bebê nascido na cidade após a emancipação), filho de Imgardt e Günther F. H. Schinke (médico formado na Alemanha), casado com a museóloga Gisela Schulz Schinke, tem quatro filhos: Gert, Bruno, Ralf e Walter.

Associado da Sociedade Médica do Alto Taquari, em 1955, presidente em 1960 e 1961; vice-presidente e diretor social. Sócio fundador da Unimed. Além de ter sido presidente da Soges (1971-1972). 

Recebeu o título de Cidadão Estrelense, em 22 de outubro de 1993.

Dr. Werner possui em sua biblioteca particular, livros que, segundo ele, levaria 30 anos para ler todos os exemplares.

Mas além da leitura diária, se sentiu motivado a escrever depois que se aposentou. 

Sempre teve facilidade para máquina de escrever, pois trabalhou como bancário, isso somado a um curso de computação que fez em 1993, estava aparelhado para nobre tarefa.

Um professor de Novo Hamburgo conheceu sua esposa, D. Gisela numa exposição em Novo Hamburgo, sobre a Imigração Alemã, e lhes pediu para escrever sobre a história do casal. 

Dr. Werner então produziu parte da coletânea de crônicas do livro “Nós os Teuto-Gaúchos” com o título Missão e Preservação.

Depois disso Dr. Werner traduziu o livro “Diário da África”, uma obra que surgiu após o professor da Universidade Federal do RS, Renato Oliveira, ter procurado nosso escritor, pois o Sindicato Médico estava patrocinando uma obra literária sobre médicos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul.

Ao visitar a Residência Museu da Família Schinke em Estrela, Dr. Werner lhe mostrou um diário escrito em gótico, pelo avô Karl Wilhelm Schinke, médico alemão que passou dois anos em meio à guerra colonial na África. 

Dr. Werner disse que o professor Renato ficou impressionado e sugeriu a publicação do diário, empenhando-se pessoalmente para sua concretização. A Editora Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul participou da impressão da obra, cuja tradução foi feita por Dr. Werner Schinke, com a colaboração de Gisela Schinke e Renate Hilgemann. A transcrição, primeira etapa do projeto que levou dois anos para ser concluída, foi realizada no Rio de Janeiro por Wolfgang Riedel (falecido). 

O livro “Diário da África”, verdadeira obra prima, é bilíngüe editado em português de um lado e alemão de outro.

Dr. Werner é organizador do livro “Perfis de Estrela” de Rudolfo Maria Rath – Obra Póstuma. O casal Schinke possui em seu museu várias pastas devidamente catalogadas, com escritos de Rath de 1940 a 1947 contendo informações de Estrela, que foram publicadas no jornal Correio do Povo. O trabalho veio a se consolidar num livro de suma importância para História do nosso município. Rudolfo Maria Rath foi correspondente do Correio do Povo para Estrela, no período de 21 de outubro de 1940 até 21 de outubro de 1947.

Dos mesmos escritos de Rath, os quais Dr. Werner e Dona Gisela são guardadores, está surgindo o livro, “Perfis de Estrela II”. 

Dr. Schinke está na fase final de organização e digitalização dos artigos publicados por Rudolfo Maria Rath, entre os anos de 1948 e 1968 no Jornal Diário de Notícias com informações de Estrela. O livro deverá ter 700 páginas.

Outras publicações do Dr. Werner Schinke:

- Editor dos “Cadernos Culturais” Do Centro Cultural 25 de Julho Vale do Taquari, n° 1 - 1983; n° 2 - 1984; nº 3 - 1985; n° 4 - 1986. 

- “Memorial da Sociedade Ginástica de Estrela, antigo Turnverein” – Comunicações em Anais do X Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras – Ivoti -2009. 

- “As andanças de Documentos Antigos”, e “A organização do Memorial da SOGES”.

No Âmbito da Cultura:

Dr. Werner mantém com sua esposa Gisela, o Museu Residência Schinke; Cofundador do Centro Cultural 25 de Julho do Vale do Taquari, onde foi presidente (1982 a 1986) e de 2004 a 2006; Cofundador do Instituto Genealógico do Rio Grande do Sul (1985); Cofundador do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (1986); Membro da ALIVAT (Academia Literária do Vale do Taquari).

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos