Arroio Boa Vista - Reunião em Estrela debate poluição do recurso hídrico...




Reunião debate poluição do Arroio Boa Vista em Estrela


ESTRELA- Aconteceu na manhã de hoje, reunião para debater os índices de poluição do arroio Boa Vista, em Estrela. O encontro, realizado no complexo da antiga Ambev, contou com a presença de integrantes da Organização-Não-Governamental Aepan, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Defesa Civil e moradores ribeirinhos.

Conforme o diretor da ONG, Airton Engster dos Santos, a proliferação de algas e outras substâncias nocivas ao recurso hídrico tem aumentado nos últimos meses e chegou a um ponto crítico em janeiro, o que motivou moradores das margens do arroio a pedir ajuda da ONG.

O secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein, comprometeu-se a anunciar medidas para conter a degradação do arroio e investigar as causas da poluição. O encontro de hoje também marcou o lançamento da campanha “Salve o Arroio Boa Vista”, organizado pela Aepan.

RELATÓRIO ARROIO BOA VISTA

No dia 30/01/2013 às 11:20 realizamos uma coleta de água e lodo do Arroio Boa Vista nas proximidades da ponte em Novo Paraíso, no município de Estrela. As condições do tempo eram boas, dia ensolarado com temperatura ambiente 30º C, vento norte sem nuvens. O arroio Boa Vista possui momentos no dia e noite em que o volume das águas aumenta. Mas quando há captação de água para geração de energia seu volume fica baixo, é aí que podemos ver a poluição com mais clareza e distância.

Podemos observar que nas margens do arroio não há mais crescimento de novas vegetações, possuem árvores mais antigas, com suas raízes expostas e com alguns galhos mais próximos da água bem secos. As árvores que margeiam este ponto do arroio são de diversas espécies, são elas: salseiro, sarandi, mamona, coqueiro, canela, olho de pomba, amoreira, pitangueira bem como muitas outras. Nas barrancas não se observa muito lixo, encontramos apenas um chinelo.

Somos leigos mas as condições da água a olhos vistos são periclitantes, pois possuem uma gosma grudada nas pedras e galhos ao longo do arroio. A temperatura da água no ponto A 29º, no B de 28ºC e no C 29ºC, sua cor era aparentemente limpa mas com odor forte (podre). Em alguns momentos do dia pode-se notar um acúmulo de espuma e gordura na revessa do arroio, mas no momento desta coleta, não notamos isso.

Observamos também uma pequena quantidade de alevinos de lambari, mas praticamente nada, se comparado a anos anteriores quando tínhamos uma abundância de variedades de peixes. Além disso observávamos pegadas e fezes de capivaras, lontras subindo e descendo o poço do arroio. O martim pescador também era visto nas margens, bem como biguás, saracuras e outras aves. Já hoje são raros os momento em que podemos observar estas aves e até mesmo borboletas e libélulas.

No barranco a temperatura no ponto A 24ºC, no B 24ºC e no ponto C 23ºC. Também podemos notar a presença de conchas nas margens e um verme vermelho encontrado no lodo que está sobre as pedras da margem do arroio. Este lodo tem coloração avermelhada, também em algumas partes parece esbranquiçado e transparente. Fica quase impossível de distinguir uma cor.

Volto a dizer, nós ribeirinhos somos leigos e gostaríamos da presença de um biólogo ou gente especializada para fazer este trabalho. Nós estamos fazendo nossa parte de alertar sobre o que vemos e observamos diariamente, a anos no arroio Boa Vista.

















VII Multimulher em Estrela - Comissão organizadora intensifica preparativos




VII Multimulher
Comissão organizadora intensifica preparativos

A comissão organizadora do VII Multimulher reune-se desde dezembro para elaborar a programação de mais uma edição do Multimulher.
Recenetemente a comissão se reuniu com o prefeito Rafael Malmann e também com os secretários da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e Lazer para buscar parcerias agregando atividades ao evento, que acontecerá de 1 a 20 de março. Assim que a programação estiver concluída será feita divulgação da mesma através dos veículos de comunicação e distribuição de folders.
As camisetas do VII Multimulher já podem ser adquirídos junto a secretaria da Comunidade Evangélica e também aos sábados, no Calçadão, das 9h às 11h30min, a partir do dia 2 de fevereiro. 
A comissão organizadora do VII Multimulher é formada por: Prefeitura Municipal de Estrela, Liga Feminina de Combate ao Cãncer, Brigada Militar, AME, OASE, CACIS, Faculdade La Salle, STR Estrela, Hospital Estrela.
Foto: comissão organizadora do VII Multimulher.

Estrela-RS - Crianças do Navegar limpam lago do Princesa do Vale


Crianças do Navegar limpam lago do Princesa do Vale

Uma ação de conscientização ambiental foi promovida na manhã de quarta-feira (30) junto aos jovens e adolescentes do Projeto Segundo Tempo/Navegar. Acompanhados dos instrutores e vestindo coletes salva-vidas os alunos percorreram a margem do lago do Parque Princesa do Vale, no Centro de Estrela, em caiaques e recolheram o lixo depositado indevidamente. Foram recolhidas sacolas plásticas, garrafas pet entre outros materiais.
“Foi uma forma de unir as instruções de navegação recebidas no projeto e a questão ambiental, que é tão relevante nos dias de hoje”, revela a coordenadora do Segundo Tempo, Patrícia Wagner. Conforme ela, a ação deverá ser repetida ao longo do ano, mantendo o ambiente do lago adequado para a proliferação de peixes e tartarugas.


CRÉDITOAS MATÉRIA: Jônatas dos Santos

O vice-prefeito de Estrela, Valmor Griebeler está em Brasília participando do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas


Em Brasília, vice participa de encontro nacional

O vice-prefeito de Estrela, Valmor Griebeler está em Brasília participando do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, com o tema “Municípios fortes, Brasil sustentável”. Na abertura, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da ação conjunta entre governo federal e municípios para que o “Brasil seja um país muito mais justo e desenvolvido”. A presidenta anunciou R$ 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas, como saneamento, pavimentação e mobilidade. Porém, 64% dos municípios do país estão inaptos para receber os recursos por problemas no fechamento das contas de 2012, o que não inclui Estrela.
Aumento nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e apoio para ações nas áreas de saúde e educação estão entre os temas citados por prefeitos para serem discutidos com o governo federal. O encontro iniciou na segunda-feira (28) e estende-se até quarta-feira (30).
Griebeler, acompanhado do presidente do Legislativo, vereador José Itamar Alves, aproveitaram a viagem para visitar alguns parlamentares, na busca de investimentos para o município. Na oportunidade, estiveram com o cidadão estrelense, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Valmor estendeu seus pesares ao amigo e ex-prefeito de Santa Maria, que encontrava-se ainda consternado pela tragédia vivida no domingo. “Nestes longos anos de parceria política pela primeira vez vi o deputado Pimenta tão abatido. Ao santa-mariense, mas também cidadão de Estrela, levamos nosso apoio em nome de todo município”, observa Griebeler.
O vice-prefeito e o presidente da Câmara retornam ao município na quinta-feira.

CRÉDITOS: Jônatas dos Santos

Coleção de Latinhas de Cervejas Estrangeiras do Memorial da Aepan-ONG








E-mail - aepan.ong@gmail.com

Coleção de Latinhas de Cervejas do Memorial da Aepan-ONG





E-mail - aepan.ong@gmail.com

Coleção de Latinhas de Refrigerantes Estrangeiros do Memorial da Aepan-ONG





E-mail - aepan.ong@gmail.com

Coleção de Latinhas de Refrigerante da Memorial da Aepan-ONG



E-mail - aepan.ong@gmail.com

Moradores da Boa União se reúnem com vereador e Secretário de saúde em Estrela-RS



Manchete: Moradores da Boa União se reúnem com vereador e Secretário de saúde para sugerir melhorias 

Na manhã desta terça-feira (29) mais de 30 pessoas estiveram reunidas na sede da Associação de Moradores da Boa União (AMBU), com o Secretário Municipal de Saúde Josué Vogt, com o objetivo de trocar informações e ouvir as demandas da comunidade. Entre os assuntos discutidos, as principais reivindicações foram relativas ao número de consultas disponíveis e ao horário de atendimento do posto de saúde. 

O vereador Ernani de Castro (PMDB), afirmou que foi procurado por diversos moradores desde a campanha para buscar melhorias no atendimento deste posto, e ressaltou que este foi apenas um primeiro encontro. “Foi uma oportunidade em que o secretário, atendendo ao nosso pedido, ouviu da própria população algumas das principais demandas” disse o edil. 

O secretário ressaltou durante a reunião, que é importante esse tipo de contato direto com os munícipes, especialmente nesse início de gestão. 
_________________ 
Joilson Marcelo Pereira

Pilares da Ponte da São José são concretados em Estrela



Pilares da Ponte da São José são concretados

Dois pilares, no lado norte da Ponte da São José foram concretados na manhã de segunda-feira (28). A obra finaliza a parte estrutural da reforma promovida pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) em parceria com a Prefeitura de Estrela.
O prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Luís Fernando Kalsing acompanharam a colocação de 6,5 metros cúbicos de concreto nos pilares que ficam no lado do Bairro São José. Agora iniciará a reforma da parte superior da ponte, com a recolocação dos pranchões de madeira. “Por fim faremos a pintura da parte de ferro, tornando-a mais visível do que a que encontramos hoje”, observa Kalsing. Para o chefe do Executivo, trata-se de uma obra fundamental para o desenvolvimento do município, ligando todos os bairros da cidade de forma direta.
O prazo para a entrega da obra é dia 20 de março.

CRÉDITOS: Jônatas dos Santos



Imagens do Século XX - Jeep Clube Vale do Taquari - Anos 90 - Estrela-RS



Estrela-RS - Imagens do Século XX - Jeep Clube Vale do Taquari - Anos 90
Exposição em frente da Praça Menna Barreto em Estrela...
Fotos doadas por Arlei Simon dos Santos ao Memorial da Aepan-ONG.



Praça Menna Barreto de Estrela passa por reforma



Praça Menna Barreto passa por reforma

Desde a quinta-feira as calçadas de passeio da Praça Menna Barreto, no Centro de Estrela, passam por uma intensa limpeza. Utilizando o caminhão-pipa com água extraída diretamente do Rio Taquari, os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano estão removendo a camada de terra e resíduos. “Com a limpeza está sendo possível visualizar as pedras brancas e o desenho em mosaico”, lembra o secretário da pasta, Luis Fernando Kalsing. Para evitar incidentes, o estacionamento de carros foi restringido nos locais onde ocorre a limpeza. As pedras que por ventura forem removidas com o jato d’água serão posteriormente recolocadas.

CRÉDITOS: Jônatas dos Santos

Carnaval 2013 em Estrela

Carnaval 2013 em Estrela


Inovando para atrair clientes em Estrela


Inovando para atrair clientes...
A Loja Fetixe no Calçadão de Estrela ousou... Colocou manequins nus, cobertos apenas com placas de papel anunciando descontos.
Todos que passam pela rua, alguns de forma mais discreta, dão uma olhada tentando entender as razões para tanta exposição dos "pelados".
É a criatividade dos comerciantes que utilizam das mais variadas estratégias para atrair o consumidor.
Airton Engster dos Santos...





Estrela-RS - Especialistas na arte da sobrevivência...



Estrela-RS - Especialistas na arte da sobrevivência...

Lothar e Rosane são pessoas comuns e honestas, que trabalham duro pela sobrevivência.

São catadores que circulam pelas ruas de Estrela a procura de material para reciclar e comercializar, garantindo um pingo de dignidade e respeito.

São provas irrefutáveis de que a condição de pobre não é definitiva para o cidadão se tornar marginal.

Já era pior disse Rosane." Havia muito tempo nós puxávamos o carrinho a pé, mas já estávamos ficando esgotados e doentes. Graças a Deus conseguimos um cavalo e a carrocinha que melhorou nossa condição de catador".

Lothar por sua vez se adianta para dizer... "Estamos cuidando bem do cavalo, ele representa o nosso sustento".

Eis ai um bom motivo para refletir... Pessoas que passam por grande privação, mas se consideram felizes... O que é a felicidade? Existe condição social para sentir felicidade? Reflita...

Airton Engster dos Santos...