Estrela-RS - Meta é vacinar mais de 6 mil



Meta é vacinar mais de 6 mil em Estrela

Desde o início da campanha nacional de vacinação contra o vírus da gripe até a segunda-feira (22), cerca de 3,2 mil pessoas já foram vacinadas no município. A meta, conforme a Secretaria de Saúde, é alcançar até 6 mil pessoas dentro dos grupos prioritários de risco.
O primeiro lote de vacinas recebidas do Ministério da Saúde contém 4,2 mil doses. O segundo lote, que deve chegar nessa semana, trará mais mil. “É importante salientar que a campanha, nos moldes dos anos anteriores, prioriza aqueles que fazem parte do grupo de risco. No dia 26 o Ministério informará se a campanha será prorrogada ou as demais pessoas poderão utilizar as vacinas restante”, informa a enfermeira responsável pelo departamento de Vigilância em Saúde, Carmem Hentscke.
No grupo prioritário encontram-se as crianças com até 2 anos de idade, os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos. Monitorando a campanha por um sistema informatizado, a enfermeira ressalta que 46,5% das crianças do município já tomaram a dose que imuniza contra três tipos de gripe (H1N1, H3N2 e influenza B). Já entre os profissionais da saúde, que abrange médicos, enfermeiros e dentistas, entre outros, o alcance foi de 100%. Nas gestantes a vacinação alcançou 48% e nas puérperas 89%.
O grupo dos idosos, que é o maior, já vacinou 2.193 pessoas, alcançando 51% do total. Fazendo a média dos resultados o município já vacinou 54,76% das pessoas em risco. Para o secretário de Saúde, Josué Vogt, a imunização resulta em uma baixa nas internações hospitalares. Ele explica que a vacina demora cerca de duas semanas para gerar os anticorpos necessários, motivo pelo qual o Ministério da Saúde adiantou este ano a vacinação em 15 dias.
No Posto Central a vacinação está disponível, de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h, sem fechar ao meio-dia.

LEGENDA: Enfermeira Carmem salienta a importância das pessoas no grupo de risco buscar a vacinação antes da chegada do inverno
Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: