Projeto Plantando o Futuro em Estrela-RS - Professor João Luiz Fazenda Porto




Projeto Plantando o Futuro em Estrela-RS

O Professor aposentado, João Luiz Fazenda Porto, coordena na prática, dia-a-dia, um projeto de horta que já chega no 6° ano consecutivo.

As atividades com crianças de Estrela, provenientes do Cemai II e IV e Projeto mais Educação, são realizadas no antigo Cemai I, localizado no Parque Municipal, próximo do Campo do Estrela FC.

São trabalhadas desde a preparação do solo, adubação orgânica da terra, plantio e cuidados diversos na produção, até a colheita de beterraba, alface, couve flor, cebolinha, salsa, repolho, cenoura entre outros.

As crianças que ajudam nas atividades podem levar parte da produção como forma de incentivo para pegar o gosto e realizar em casa também sua horta, incentiva o professor João.

O professor João Luiz Fazenda Porto trabalhou no CIE – Centro Interescolar Estadual de Estrela por 30 anos. Começou quando a escola técnica ainda era conhecida como Cact – Centro de Artes Ciências e Tecnologia. Iniciou em 1973 até 2003. Formado em Técnicas Agrícolas, dirigiu a Escola por 4 anos. Hoje Escola Estadual de Educação Profissional  Estrela.

O Projeto é realizado em parceria entre Prefeitura Municipal de Estrela com apoio da empresa Icilla.

Professor João é um exemplo de cidadão, que através de seu trabalho constrói uma sociedade mais consciente sob ponto de vista da preservação do meio ambiente e saúde da população.

Texto e Fotos: Airton Engster dos Santos










Texto e Fotos: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: