OCVAT - ORQUESTRA DE CONCERTOS VALE DO TAQUARI - MUSICAL... IDADE XI




MUSICAL...IDADE XI 

Vera Maria Bencke 

O ano de 1991 começou com encaminhamento de novo pedido de auxílio financeiro. Não havia outro jeito. Já éramos 30 integrantes e precisávamos de maior amplificação. Tornou-se necessário adquirir uma mesa de som com capacidade para oito microfones, dois microfones novos e dois pedestais. Queríamos fazer bonito na próxima apresentação, que seria em maio desse ano. No mesmo ano, Estrela comemorava os 115 anos de emancipação política e as festividades foram intensas, de 18 a 26 de maio, no Parque Municipal. A OCVAT teve brilhante participação nos festejos. Foi gravado o Hino a Estrela, para fins didáticos e também para ser apresentado no Concerto alusivo, juntamente com corais da região. Na ocasião, a regência foi novamente de Irineu Krüger e tendo como apresentador Valdomiro Grassi . 

Para esta festa eu tive que aprender a tocar contrabaixo em apenas 14 dias. Meu contrabaixo foi comprado no dia 05 de maio e o concerto foi no dia 19. Nós estávamos sem contrabaixista naquela oportunidade e os sons graves faziam falta. Já contávamos com mais de trinta integrantes, muitos agudos, violinos, sopros e flautas e o Berty sozinho no violoncelo. O que eu não faria pela nossa OCVAT ? Também foi necessário adquirir uma caixa amplificada para o contrabaixo elétrico. 

Em agosto, para o 5º aniversário da OCVAT, o Berty organizou “Uma Noite Estrelada”, com a colaboração da APAE que também aniversaria em agosto. Parte da renda reverteu em benefício dessa entidade filantrópica. O programa consistia em uma breve apresentação da Orquestra e depois vários grupos instrumentais, musicais ou vocais, sempre com a participação de alguém vinculado à OCVAT. Nesse 5º aniversário, tivemos uma surpresa muito especial. Recebemos do casal Jacó e Esther Weiand, em nome de Motolândia Estrela S/A, um presente em forma de auxílio financeiro. 

Também em agosto, tivemos que nomear um novo apresentador oficial, por motivos de saúde do anterior. 

A partir do mesmo mês também acompanhamos o Coral do Centenário, em várias apresentações em todos os distritos e sede do município de Lajeado, executando o programa: Os Cem Anos de Cultura Musical de Lajeado.



O Grande Concerto de Natal de 1991 realizou-se novamente na Igreja Matriz Santo Antônio, em Estrela, dia 15 de dezembro, com a apresentação do Presépio Vivo da Casa da Criança Estrelense. A apresentação foi de Valdomiro Grassi, tanto em Estrela, como também em Lajeado no dia 22, na Igreja Matriz Santo Inácio. Foram tantos os concertos que não havia data disponível para a nossa confraternização de fim de ano, antes do Natal. Por este motivo nossa festa de encerramento ficou para 28 de dezembro. 

(continua)

Documento do Acervo do Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: