ORQUESTRA DO CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO - VALE DO TAQUARI - MUSICAL... IDADE PARTE PRIMEIRA





MUSICAL...IDADE 

Vera Maria Bencke 


O VALE DO TAQUARI prepara uma pomposa festa de 15 anos para mais uma de suas filhas! 

Este seria, provavelmente, o texto de muitas manchetes em vários jornais da Região e especialmente do Município de Estrela onde ela, a menina, nasceu. 

Seria... porque não mais será possível, uma vez que a menina não mora mais em nosso Município de Estrela. 

Refiro-me à ORQUESTRA DO CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO” VALE DO TAQUARI” fundada em 05-08-1986, pois, na época, pertencia ao Departamento de Música do referido Centro Cultural e portanto, completaria 15 anos no dia 05 de agosto de 2001. Com certeza o “debut” seria ao som de uma bela valsa de STRAUSS ! 

Vindos ambos de famílias de músicos e sempre ligados ao canto coral, para nós,  Berty e eu, não foi difícil atuar junto ao Departamento de Música do Centro Cultural, pelo contrário, essa era nossa realização musical. Foi muito agradável. 

Como diretor do Departamento de Música, o Berty organizou também o Curso de Regentes de Corais e, assim, tivemos oportunidade de conhecer muitos outros músicos e amantes da música. Sentimos também a necessidade da opção para um certo tipo de platéia, que assim como nós, gostaria de ouvir a boa música, leve, acessível, porém, não só para dançar e sim também para apreciar. 

Então idealizamos a Orquestra. Levamos a idéia ao conhecimento do casal presidente do “25 de Julho”, Dr. Werner e D. Gisela Schinke e obtivemos total apoio. Era um grande e lindo sonho, que, com carinho e muita dedicação, conseguimos realizar. O primeiro passo era conseguir um regente. Foi fácil. Falamos com o prof. Irineu. Ele disse que não era maestro nem regente, mas, aceitou o desafio. Depois chegou a vez de falar com alguns amantes da música e convocar para uma primeira reunião, que foi marcada para o dia 05 de agosto de 1986. A referida reunião teve lugar em nossa residência e culminou com a fundação da Orquestra, naquela mesma noite. Conforme o termo de fundação, os objetivos eram o entretenimento e o prazer da execução de vários gêneros musicais, atuar nos eventos promovidos pelo Centro Cultural e apresentar-se em concertos públicos. Nosso endereço ficou sendo sede da Orquestra por quase 10 anos, bem como nosso telefone ficava sempre a sua disposição. 

São sócios fundadores da Orquestra as seguintes pessoas: Dr. Werner Schinke, Arcênio Drehmer, Virgílio Eidelwein, Jorge Eidelwein, Irineu Krüger, Rovena Schmidt, Karin Collischon, Ingo Valter Schreiner, Hugo Breyer, Antônio Victório Bohn, Danilo Carlos Doss, Valdir Ricardo Rasche, Glayson Ariel Bencke, Berty E. Bencke e Vera Maria Bencke. 

O prof. Danilo Doss, então diretor do colégio Martin Luther, colocou à disposição da Orquestra o auditório do educandário para os ensaios. Ficou decidido que os mesmos se realizariam às terças-feiras, dia em que a maioria dos integrantes pudesse participar. 

A partir daí fomos a procura de mais músicos. Alguns eram profissionais, outros, amadores, outros ainda principiantes, como eu, na flauta doce a qual aprendi a tocar durante o Curso de Regentes com a profª. Karin Collischon. Acabamos iniciando os ensaios com 16 músicos. 

O que nos ajudou muito, foi o fato que o prof. Irineu é também compositor e arranjador, com isso, tornando possível adaptar as partituras de acordo com a capacidade de cada um. 

O Centro Cultural 25 de Julho “VALE DO TAQUARI”, comunicou aos seus associados através de seu boletim, a fundação da referida Orquestra. 

(continua)

Documento do Acervo do Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: